A computação é uma área muito ampla e conta com diversos tipos de profissionais. Entre eles, existem os que trabalham com ciência de dados, desenvolvimento de aplicativos móveis, análise de banco de dados, engenharia ágil de software, projetos de hardware e afins. É muito popular no desenvolvimento de plataformas de comércio eletrônico, sistemas de gerenciamento de conteúdo (CMS), sistemas de gerenciamento de bancos de dados e outras aplicações web. Em conjunto com o MySQL, o PHP é amplamente usado para criar aplicativos web completos com funcionalidades de gerenciamento de conteúdo e comércio eletrônico. Um desenvolvedor front-end precisa ter habilidades em linguagens de programação como HTML, CSS e JavaScript, além de conhecimento em design de interfaces, para criar estrutura, estilo e interatividade nas páginas. Desenvolvedores de back-end têm habilidades de programação e gerenciamento de banco de dados.
- Enquanto o front-end lida com a interface do usuário, o back-end gerencia os processos que tornam tudo funcional.
- Nesse caso, você deve mudar para um sistema maior ou reconfigurar o banco de dados como um banco de dados NoSQL (que é horizontalmente escalável).
- A parte mais robusta e complexa da lógica de programação de um site vai ser definida pelo que chamamos de back-end.
- Ao comparar backend vs frontend, um framework frontend executa tarefas como estilo do site, gerenciando solicitações AJAX e descobrindo como os arquivos backend são usados e apresentados no frontend.
- Geralmente, o perfil dos profissionais que passam pelos cursos de Desenvolvimento tem alguns aspectos semelhantes, como a necessidade de se adaptar e a comunicação eficiente.
- Por exemplo, quando o usuário faz o login em um site, é um sistema de back-end que vai processar as informações e confirmar se elas estão de acordo com o banco de dados do site para que o visitante consiga acesso.
Além disso, devem ter uma visão completa do funcionamento de uma aplicação web. Em geral, desenvolvedores de back-end tendem a ter salários mais altos do que desenvolvedores de front-end. No entanto, ambos são habilidades valiosas e importantes em qualquer equipe de desenvolvimento de software. JavaScript é uma linguagem de programação bastante popular e amplamente utilizada na web.
Criação de dicionário Python: aprenda para que serve e como fazer
CSS é uma linguagem de design simples com a intenção de simplificar o processo de tornar as páginas da web mais apresentáveis. Java é uma linguagem de programação orientada a objetos bastante utilizada para desenvolvimento de software em diversas plataformas. Ela foi originalmente desenvolvida pela Sun Microsystems e atualmente é mantida pela Oracle.
Angular é um framework front-end desenvolvido pelo Google, que simplifica a criação de aplicações web dinâmicas e robustas. Utilizando TypeScript, uma extensão do JavaScript, o Angular oferece uma estrutura estruturada para o desenvolvimento de aplicações escaláveis. Cascading Style Sheets, ou CSS, desempenha um papel crucial no desenvolvimento front-end, adicionando estilo e apresentação à estrutura fornecida pelo HTML. Enquanto o HTML estrutura o conteúdo, o CSS cuida da estética e do design, proporcionando uma experiência visual atraente para o usuário. HTML, ou HyperText Markup Language, é a linguagem fundamental para a construção do conteúdo estrutural de uma página web. Funciona como a espinha dorsal do front-end, fornecendo a base sobre a qual toda a apresentação visual é construída.
O que é um desenvolvedor Front-end
Da mesma forma, o front-end e o back-end do aplicativo precisam ser projetados de forma coesa para obter os melhores resultados. O que pode gerar uma intersecção do mundo Front-end com o Mobile é o React Native, por utilizar tanto o React JS quanto a linguagem JavaScript. Ou seja, enquanto Front-end lida com tudo o que as pessoas podem ver e interagir (como interface, design e animações), o Back-end é o motor oculto, a partir do qual essas funcionalidades podem funcionar.
- Em vez disso, eles são responsáveis por implementar arquiteturas robustas, que se comuniquem com o banco de dados e que garantam a segurança dos dados enviados pelo usuário.
- O desenvolvimento de software de front-end também usa estruturas de front-end para acelerar a eficiência da produção.
- Assim, é como um aplicativo que não precisa ser instalado, mas que envia notificações, pode ser customizado na tela inicial do smartphone e muito mais.
- Em conjunto com o MySQL, o PHP é amplamente usado para criar aplicativos web completos com funcionalidades de gerenciamento de conteúdo e comércio eletrônico.
- O termo Front-End representa o setor do desenvolvimento web responsável pela criação e manutenção de interfaces — ou seja, as partes de uma página com as quais o usuário interage diretamente.
PHP é uma linguagem largamente utilizada em sites na internet e por aplicações de todos os tamanhos, desde pequenos sites empresariais até grandes instituições — Facebook, Wikipédia e Tumblr, por exemplo. Da mesma forma, as linguagens voltadas para back-end podem ser utilizadas para diversas finalidades, entretanto, uma característica em comum é a execução no lado do servidor. Além disso, diferentemente das operações de interface, estas são executadas em linguagens entendidas por servidores. Em contrapartida, é muito comum que se esse profissional se especifique em apenas uma linguagem de programação, e isso pode ser limitante para quem está buscando vagas no mercado. Um exemplo que pode facilitar o entendimento sobre as diferenças Front-End e Back-End é um carro.
Backend vs Frontend: Como Eles São Diferentes?
Suas diferenças na programação e porque os desenvolvedores são colocados entre essas duas categorias. Os termos Front-end e Back-end são usados com frequência no
mercado de programação. Agora que você já conhece o significado desses termos
já é capaz de iniciar os estudos e se tornar um programador. Na plataforma DevMedia você encontra um guia com todo o
conteúdo necessário https://tripleten.com.br/blog/o-que-e-front-end-e-back-end-saiba-a-diferenca/ para iniciar seus estudos e se tornar um programador
Front-end web. Você terá uma equipe especializada para tirar todas as dúvidas
que quiser e será estimulado a seguir com os estudos através de uma plataforma
gamificada, onde seus estudos valem pontos e certificados. Vamos dizer que você esteja voltando no site do Mercado Livre para fazer uma segunda compra.
Seu usuário é responsável por vários aspectos de segurança do front-end, como manter a senha ou o dispositivo seguros. Tudo depende da pessoa que escreveu uma descrição do trabalho e da empresa que contratou para esse trabalho. Por exemplo, um Engenheiro de Software não significa diretamente que você está falando de um Desenvolvedor de Backend, mas é frequentemente usado para indicar isso. Um Engenheiro de Software implica tecnicamente em “programador, mas não para a web”, então não é uma descrição precisa de um desenvolvedor backend. Como você pode ver pelos títulos de trabalho para desenvolvedores de frontend, alguns termos de trabalho são combinados com palavras mais específicas, permitindo que as empresas se afiem nos tipos exatos de pessoas que precisam. Você também pode ver títulos de empregos inventados como “Something Hacker,” “Something Ninja,” ou “Something Rockstar.” Ainda assim, estes não nos dizem nada e geralmente são uma tentativa de uma organização de parecer caprichosa.
Ademais, atuar como Engenheiro DevOps também pode ser uma possibilidade de carreira para quem se interessa pela área de back-end. É possível se especializar em uma área, ou até mesmo nas duas, assim, será possível se conectar com a prática de como a internet e os aplicativos que vemos hoje em dia são gerados. https://tripleten.com.br/ Fato é que, em nossa atual sociedade totalmente inserida na era digital, cotidianamente lidamos com estruturas que utilizam de back-end e front-end, mesmo que não saibamos distingui-las. Navegadores ou aplicativos cliente armazenam arquivos do aplicativo em cache e os usam para melhorar o desempenho.
- Enquanto o primeiro cria a parte visual da aplicação, o segundo implementa arquiteturas para viabilizar as funcionalidades do site, sistema ou app.
- Ou seja, vale notar que o JavaScript é a única linguagem de programação do lado do front-end.
- As linguagens de frontend utilizadas no desenvolvimento do lado do cliente têm um foco mais voltado para o cliente.
- A plataforma DevMedia está no mercado de ensino de
programação há 20 anos e com isso conhece o melhor caminho para você se tornar
um programador e conseguir entrar para o mercado de trabalho. - São disciplinas ordenadas de modo a oferecer trilhas de aprendizado para você assimilar os conteúdos de forma mais natural.
- O back-end combina técnicas de simultaneidade e paralelismo, como distribuição de solicitações em vários servidores, armazenamento em cache e duplicação de dados.
Comentários